Coordenador : Eduardo Picanço Cruz
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389531.2201.93181.14022023
Departamento/Setor: STE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos, professores e técnicos da UFF. Público em Geral - de fora da universidade
Local de atuação: Sala de treinamentos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF. Durante a pandemia usamos a plataforma GOOGLE MEETS - adotada pela UFF.
Objetivo
Objetivo Geral - capacitar membros da comunidade discente em temas relativos à gestão e empreendedorismo Objetivos Específicos - oferecer aos alunos participantes do projeto um espeço para experimentarem a gestão - uma vez que planejam, organizam, coordenam, controlam, comandam as atividades; - oferecer cursos de curta duração sobre temas afins de gestão e empreendedorismo para membros da comunidade discente - certificar os participantes que apresentarem rendimento mínimo no curso em que se inscreveu - aumentar o envolvimento da comunidade discente nas atividades de extensão de acordo com as novas regras das Atividades Curriculares de Extensão (ACE).
Resumo
O presente projeto de extensão vincula-se ao programa de extensão da UFF Espaço Aberto de Aprendizagem em Gestão. O presente programa de extensão pretende reunir projetos de extensão, cursos, workshops e palestras GRATUITAS para capacitação nas diversas áreas de gestão. Além disso, os responsáveis mantém postagens regulares com dicas e orientações sobre gestão através de nossas páginas nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. PORÉM, DESTACA-SE AQUI QUE TODO TRABALHO É REALIZADO PARA E POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Dentro das novas diretrizes curriculares que preveem as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) os alunos precisam se tornar cada vez mais protagonistas de projetos de extensão. O Departamento de Empreendedorismo e Gestão disponibilizou uma sala de treinamentos que vem se estabelecendo como espaço para o desenvolvimento de cursos e palestras, fruto da interação entre professores, mestrandos e doutorandos com pessoas necessitadas de treinamento e sem recursos para arcar com um curso no mercado. Com a chegada da pandemia e suas consequentes limitações as palestrar e cursos migraram para o ambiente virtual (Plataformas como Google MEETS). Os ALUNOS palestrantes podem interagir com seus colegas usando o mesmo estilo de linguagem, prototipar novos cursos, na medida em que podem fazer da sala um laboratório para aplicação de novas metodologias e colher feedback entre os participantes. Para os alunos que vão participar na gestão do projeto, além das horas necessárias com a curricularização da extensão, eles podem vivenciar o trabalho de equipe e aprender a organizar cursos e eventos.